Uma das obras mais apreciadas e interpretadas do universo da Música é a série de concertos conhecida como As Quatro Estações, da autoria de Antonio Vivaldi. O que poucos conhecem é que o assunto inspirou um dos mais populares autores barrocos franceses de seu tempo, Joseph Bodin de Boismortier (1689 – 1755), a escrever e a publicar em 1724 em Paris As Quatro Estações – cantatas francesas a uma voz acompanhadas de instrumentos.
Publicada antes da famosa obra de Vivaldi, é de todas as citadas a menos conhecida, e foi apresentada no Brasil pela primeira vez na temporada oficial da Sala Cecilia Meireles, em 2015. Posteriormente foi interpretada no concerto de encerramento do XXVII Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora, em 2016, sob a direção de Marcelo Fagerlande ao cravo, com os cantores Marilia Vargas e Marcelo Coutinho, e com Paulo Henes / Juliano Buosi no violino barroco, Paulo da Mata na flauta barroca e Cecilia Aprigliano na viola da gamba. O espetáculo teve uma ambientação em vídeo especialmente criada por Angélica de Carvalho.
Ficha técnica
Programa
A Primavera, primeira cantata
Recitativo / Aria - Louré / Recitativo / Aria - Gracieusement / Recitativo / Aria - Tendre
O Verão, segunda cantata
Recitativo / Aria – Lentement / Recitativo / Air – Gayment / Recitativo – Legerement – Lentement / Aria – Gracieusement
O Outono, terceira cantata
Gayment / Aria – Gayment / Recitativo / Aria – Gracieusement / Recitativo / Aria – Doucement / Aria – Gayment
O Inverno, quarta cantata
Doucement / Recitativo / Aria – Vivement / Recitativo / Aria – Lentement / Legerement – Recitativo / Aria – Gayment / Recitativo / Aria – Gayment
Marilia Vargas, soprano
Marcelo Coutinho, barítono
Paulo Henes, violino barroco
Paulo da Mata, flauta barroca
Cecilia Aprigliano, viola da gamba
Marcelo Fagerlande, cravo e direção
Concepção de vídeo: Marcelo Fagerlande e Angelica de Carvalho
direção de vídeo: Angelica de Carvalho
assistência de direção: Aline Mielli