Obras de Bach, Couperin e Boismortier em versões a dois cravos.

CD - Originais e transcrições (2017) - Marcelo Fagerlande

Após gravar a integral da Arte da Fuga, de J. S. Bach (Clássicos), os cravistas Ana Cecilia Tavares e Marcelo Fagerlande lançam em 2017 seu novo CD Originais & Transcrições, em que apresentam obras de J. S. Bach (1685-1750), F. Couperin (1668 – 1733) e J. B. de Boismortier (1689 – 1755) em inéditas versões para dois cravos. Fazem parte do novo álbum uma transcrição do Concerto de Brandenburgo nº 6, o Concerto em dó maior para dois cravos em sua versão original, ambos da autoria de Bach, A Apoteose de Corelli, considerada um “monumento” no conjunto da obra de Couperin e uma transcrição da Chaconne da ópera Don Quichotte, de Boismortier.
As obras desses compositores aqui incluídas são versões que ilustram a liberdade de transmissão dessas criações, o que tanto ocorria na época em que foram compostas, como acontece hoje em dia. Até a invenção dos meios eletrônicos, as obras orquestrais transcritas para instrumentos de teclado, mais especificamente, desempenhavam uma importante função: consistiam no único meio disponível para o deleite de um repertório que, do contrário, não poderia ser ouvido em um ambiente doméstico. Hoje em dia as transcrições são realizadas não mais por esse motivo, mas pelo prazer de ouvir e tocar determinada obra em um instrumento específico.

J. S. Bach Concerto de Brandenburgo nº 6, BWV 1051 (transcrição de Kenneth Gilbert)
[...] / Adagio ma non tanto / Allegro

F. Couperin O Parnaso ou A Apoteose de Corelli
Corelli, ao pé do Parnaso.
Corelli encantado pela boa recepção.
Corelli bebendo na fonte de Hipocrene.
Entusiasmo de Corelli.
Corelli após seu entusiasmo, adormece.
As Musas acordam Corelli.
Agradecimento de Corelli

J. S. Bach Concerto em dó maior para dois cravos, BWV 1061a
[...] / Adagio ovvero Largo / Fuga

J. B. de Boismortier Chaconne, extraída do ballet comique Dom Quixote e a Duquesa (transcrição de Marcelo Fagerlande e Maria Aida Barroso)

À venda:
www.tratore.com.br
www.lojaclassicos.com.br

ou nas plataformas digitais:
iTunes
Spotify
Deezer

back

 

 

Outras gravações

 Participação no Cd “A Música na Côrte de Dom João VI”, com as seguintes obras:

Lições nº 1, 3, 9, 7 e 12 de José Mauricio Nunes Garcia (cravo solo)

Beijo a mão que me condena, de José Mauricio Nunes Garcia (Marcelo Coutinho, barítono; Paulo da Mata, flauta; Marcus Ferrer, viola de arame; Marcelo Fagerlande, cravo e direção)
No momento da partida, de José Mauricio Nunes Garcia (Luciana Costa e Silva, meio-soprano; Marcus Ferrer, viola de arame; Marcelo Fagerlande, cravo e direção)
Você trata amor em brinco, de Marcos Portugal (Marcelo Coutinho, barítono; Luciana Costa e Silva, meio-soprano; Paulo da Mata, flauta; Marcus Ferrer, viola de arame; Marcelo Fagerlande, cravo e direção). Consulado Geral de Portugal no Rio e Dell’Arte, gravado ao vivo em 2008.

Participação no Cd “Casa de todo mundo”, de Mario Sève, com a obra Caco Velho. Núcleo contemporâneo, 2006.

Participação no Cd “Marisa Rezende – Música de câmara”, com a obra Elos, de 1995, para cravo solo, em gravação ao vivo realizada na Hochschule für Musik Karlsruhe, em 2000. Coleção “Música de Câmara Brasileira”, realizada pelo Laboratório de Acústica Musical e Informática ECA/USP, 2004.

Participação no Cd “Dwitza” , de Ed Motta, na obra “Madame pela Umburgo”. Universal Music, 2001.

Participação no Lp “Concerto em Nova Friburgo”, da Orquestra de Câmara da Cidade do Rio de Janeiro, sob a regência de Lev Markiz, com a obra “Três Imagens de Nova Friburgo”, de Edino Krieger, em primeira audição e gravação mundial. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1988.