Tradução para o português do Método de Baixo Contínuo ao Cravo, da autoria de Louise Bourmayan e Jacques Frisch, em comemoração aos 20 anos da Semana do Cravo, que vem sendo realizada na Escola de Música da UFRJ desde 2004. Trata-se de uma obra prática e útil, adotada há anos em diversas instituições no país, e que até o momento só estava disponível em francês.
O domínio da realização do baixo contínuo constitui parte fundamental da formação atual de cravistas e organistas – e ainda de demais instrumentistas, cantores e regentes – para uma adequada interpretação e compreensão da música do período. O presente método poderá também ser uma útil ferramenta para estudantes de música em geral, em seu aprendizado prático de harmonia. O baixo cifrado, mais que indicar os acordes para uma performance, condensa a harmonia completa de uma obra, adquirindo uma função privilegiada no estudo da composição, harmonia e análise.
A publicação é fruto de um trabalho conjunto realizado por professores das seguintes instituições: UFPE (Ilma Lira, Maria Aida Barroso, Luciana Camara e Daniele Barros), UFJF (Mayra Pereira) e UFRJ (Marcelo Fagerlande).
Download gratuito:
https://ppgm.musica.ufrj.br/semana-do-cravo-2/