Um “espetacular trabalho de pesquisa e organização”. Assim Arthur Dapieve define em seu prefácio O Cravo no Rio de Janeiro do Século XX. O livro conta a história do cravo na cidade, desde os primeiros concertos na década de 1900, e revela fatos, nomes de intérpretes e compositores que até então não haviam sido associados ao instrumento. Após seis anos de pesquisa, realizada principalmente nos periódicos, os autores levantaram centenas de apresentações, em dezenas de locais - às vezes inusitados -, contam episódios rocambolescos e registram menções ao instrumento na literatura e suas aparições também na música popular, ilustrando a vida social e cultural na então capital do país. A relação entre a sonoridade do cravo e a acústica dos espaços é um assunto recorrente e permeia os registros da imprensa, sendo um dos aspectos da crítica musical abordados no livro.
A rica iconografia, com mais de 240 imagens, foi obtida através de instituições públicas, privadas e coleções particulares, do Brasil e de países como a França, Alemanha, Espanha e Estados Unidos.
O musicólogo Carlos Alberto Figueiredo destacou, em sua leitura do livro, o papel das fontes primárias, considerando a publicação “uma pesquisa impressionante”. Já o também musicólogo João Vicente Vidal, conclui que o livro “se projeta neste momento para o público interessado, especialista ou não, como um panorama de suma importância para a compreensão da história da cidade e da música no Brasil”.
Autores: Marcelo Fagerlande, Mayra Pereira e Maria Aída Barroso
Prefácio: Arthur Dapieve
Formato: 17cm x 24cm
Págs.: 381
Miolo: a cores
Ano de publicação: 2020
ISBN: 978-65-87913-10-0
À venda nas livrarias ou pelos sites:
https://www.amazon.com.br/Cravo-No-Rio-Janeiro-S%C3%A9culo/dp/6587913105
https://www.riobooks.com.br/historia/o-cravo-no-rio-de-janeiro-do-seculo-xx